SyRF

Um guia para o SyRF

Boas vindas!

Seja bem-vindo(a) ao Guia do Usuário SyRF, criado para lhe auxiliar a usar a plataforma. Se você precisa de orientações gerais sobre revisão sistemática ou meta-análise, ou se nunca desenvolveu uma revisão sistemática antes, acesse o Wiki de Revisão Sistemática criado pela CAMARADES Berlin e traduzido pela CAMARADES BR.

1 Início

1.1 Glossário

1.1.1 Projeto

Cada projeto é específico para a sua revisão sistemática e meta-análise. Faça o upload dos seus estudos desduplicados e adicione etapas para analisar e anotar os seus dados.

1.1.1.1 Projeto público

Um projeto público é aquele que pode ser visto por qualquer pessoa com uma conta SyRF. Na versão atual do SyRF, outros usuários podem solicitar para participar de um projeto público, ou ainda podem participar de um projeto que não requer aprovação prévia por parte dos proprietários do mesmo.

Projeto privado

Um projeto que só pode ser acessado e visto por usuários SyRF que são membros de tal projeto.

1.1.2 Protocolo

Uma descrição estruturada do que se propõe a fazer na revisão sistemática e meta-análise, que deverá ser finalizada antes do início da revisão sistemática. Recomendamos que o protocolo seja publicado ou compartilhado publicamente via PROSPERO.

1.1.3 Triagem

A triagem refere-se a decidir por incluir ou excluir um estudo colhido durante a busca sistemática, baseado nos critérios de inclusão/exclusão definidos no protocolo. A triagem é descrita em maiores detalhes na Seção 9.

1.1.4 Anotações

Caso deseje, você pode fazer anotações sobre os estudos, catalogando ou extraindo informações relevantes deles. Esta etapa de um projeto de revisão sistemática é bastante flexível e, por conseguinte, você pode definir suas próprias questões para guiar as anotações. As questões devem abordar todas as perguntas de pesquisa a serem feitas, conforme especificado no protocolo. Ainda, você pode escolher em que etapa do projeto pretende responder a questões específicas. Este procedimento é descrito em maiores detalhes na Seção 10.Veja mais aqui.

1.1.5 Extração de dados

Onde se extraem dados de gráficos ou tabelas sob a forma de médias/medianas e erro correspondente.

1.1.6 Experimento

Um experimento refere-se a qualquer agrupamento de coortes submetidos a um mesmo experimento e que podem ser comparados uns aos outros.

1.1.7 Coorte

Coorte refere-se a um grupo de animais - mesma espécie, linhagem, fonte, comorbidades (se aplicável) - em que todos passam pelos mesmos procedimentos e tratamentos e podem ser comparados com outros coortes. Por exemplo, um experimento pode envolver os seguintes coortes:

Exemplo de Experimento 1:

• Coorte 1: Tratamento (Modelo de Doença + Tratamento)

• Coorte 2: Placebo

• Coorte 3: Controle (Modelo de Doença + Veículo)

Exemplo de Experimento 2:

• Coorte 1: Controle (Modelo de Doença + Veículo)

• Coorte 2: Tratamento 1 (Modelo de Doença + Tratamento 1)

• Coorte 3: Tratamento 2 (Modelo de Doença + Tratamento 2)

Em projetos SyRF, coortes são criados através da combinação de modelos de doença e detalhes de tratamento. (Veja mais aqui).

2 Crie uma Conta

É necessário criar uma conta gratuita para criar ou participar de projetos.

Clique aqui para criar uma nova conta SyRF

A criação de uma conta garante a segurança dos seus dados e permite que o administrador de cada projeto veja quem tem acesso aos dados do projeto. Saiba mais sobre a nossa [Política de Gestão e Compartilhamento de Dados]aqui.

Não encontrei um e-mail da SyRF na minha caixa de entrada

Depois de criar uma conta e fazer login na plataforma SyRF, você poderá acessar projetos públicos ou criar um novo projeto através da aba Projects.

3 Participar de um Projeto

A aba Projects na SyRF mostra todos os projetos em que você é membro, bem como todos os projetos públicos.

Para participar de um projeto, você precisa clicar em “Request to join” na homepage do projeto. Na versão atual da SyRF, todos os usuários que solicitam a participação em um projeto recebem acesso a ele automaticamente, juntamente com a atribuição de Revisor do projeto.

Fig_Request_to_join

Se você não deseja que outros usuários participem do seu projeto, é melhor configurá-lo como um projeto privado.

Meus colaboradores não conseguem visualizar meu projeto

4 Criar Novo Projeto

Novos projetos podem ser criados através da aba Projects. Insira os detalhes do seu projeto no formulário pop-up que aparecerá na tela.

Como parte da criação, você terá que especificar os critérios de inclusão/exclusão do seu projeto. Tais critérios terão que ser previamente especificados no seu protocolo.

Fig_Create_a_project

Após ter criado o projeto, você poderá acompanhar o seu progresso através da página Project Details, no lado direito da tela.

Você receberá automaticamente a atribuição de Administrador do Projeto em qualquer projeto que criar.

4.1 Projetos com múltiplos critérios de triagem

No momento, é possível ter apenas um conjunto de critérios de inclusão/exclusão por projeto SyRF. Caso você queira aplicar múltiplas etapas de triagem na sua revisão sistemática, como por exemplo uma etapa visando título e resumo, seguida de uma etapa visando o texto na íntegra, é possível exportar seus estudos incluídos no projeto SyRF seguindo a primeira etapa de triagem e fazendo upload deles para um novo projeto SyRF a fim de completar a segunda etapa.

Entre em contato conosco (mailto:syrf.info@ed.ac.uk) para receber um link para o App Shiny, que permite a exportação de seus dados.

5 Atribuições do usuário SyRF

Existem duas atribuições que o usuário SyRF pode receber: Administrador do Projeto (admin) e Revisor. As atribuições são específicas de cada projeto, ou seja, você pode ser o Administrador em alguns dos projetos e Revisor em outros.

Você receberá a atribuição de Administrador do Projeto automaticamente em qualquer projeto que criar. Administradores podem editar projetos.

Usuários SyRF que solicitarem participação em um projeto receberão a atribuição de Revisor automaticamente. Os Revisores têm acesso às etapas de triagem e anotação.

5.1 Alterando a atribuição de um usuário

Quando usuários ingressam em um projeto, eles automaticamente recebem a atribuição de Revisor.

Apenas Administradores podem alterar as atribuições dadas aos usuários. Na lista de membros do projeto, é possível colocar outros membros como administradores selecionando a checkbox de Administrador.

Fig_Change_user_role

Se você recebeu a atribuição de Revisor, mas acredita que deveria ser um Administrador, entre em contato com um dos Administradores do Projeto para que a alteração seja feita.

6 Navegando pelo Projeto

Fig_Project_Nav

6.1 Visão Geral do Projeto

Com o modo Project Overview é possível expandir a descrição de cada etapa para checar o progresso feito durante os processos de triagem e anotação de uma determinada etapa do projeto.

6.2 Detalhes do Projeto

Na página Project Details é possível ter uma visão geral do projeto.

No centro da página é apresentada uma etapa de triagem com os critérios de inclusão e exclusão que foram adicionados pelo Administrador durante a criação do projeto. Clique no botão ‘Review’ para acessar uma determinada etapa. Caso você seja um dos Administradores do projeto, você poderá também adicionar novas etapas ao projeto.

No lado direito da página Project Overview estão presentes as seguintes informações:

• Contact (contato) - o email de contato do administrador do projeto

• Protocol url (URL do protocolo) - um link que redireciona para a publicação do protocolo da revisão sistemática

• Keywords (palavras-chave) - todas as palavras-chave associadas ao projeto

• Systematic searches (buscas sistemáticas) - detalhes dos estudos adicionados ao projeto

• Project visibility (acesso ao projeto) - se é público ou privado

• Creation date (data de criação) - a data em que o projeto foi criado

• Members (membros) - uma lista com os membros do projeto

Os detalhes do projeto podem ser editados clicando no ícone de configuração (engrenagem) que aparece ao lado de cada seção.

6.3 Estudos

Você pode visualizar os detalhes dos estudos que arquivou no SyRF na aba Studies. Para aprender como fazer o upload dos estudos ou buscas sistemáticas na plataforma, visite aSeção 7

6.4 Etapas

Você pode iniciar os processos de triagem e anotação em uma etapa clicando no nome dela (ao lado esquerdo da tela) e depois em ‘Review’. Observe que, no caso de o Administrador do projeto não ter feito o upload de nenhuma busca sistemática, não será possível que você acesse uma etapa.

6.5 Configurações do Projeto

Apenas Administradores têm permissão para editar as configurações do projeto.

6.5.1 Configurações gerais

Nas configurações gerais do projeto, os Administradores podem editar:

• Nome do projeto

• Descrição do projeto

• Permissão de acesso ao projeto

• E-mail para contato

• URL do protocolo

• Palavras-chave

6.5.1.1 Deletando um projeto

Os projetos podem ser deletados através das configurações gerais. Observe que não é possível recuperar os dados de um projeto que foi deletado.

6.5.2 Membros & grupos

Administradores podem alterar as funções de usuários na página de configurações de Members & groups. Para tornar um usuário um novo Administrador do projeto, clique na checkbox próxima ao seu nome. Clique novamente (deixando de selecionar a checkbox) para torná-lo Revisor. As mudanças são salvas automaticamente.

6.5.3 Buscas sistemáticas

Administradores do projeto podem visualizar buscas sistemáticas que foram previamente arquivadas na plataforma, ou fazer o upload de novas buscas nesta página. Para maiores informações, visite aSeção 7

6.5.4 Questões guia

Administradores podem adicionar ou excluir questões para guiar as anotações do projeto nesta página. As questões, por sua vez, podem ser atribuídas a etapas específicas. Para maiores informações, visite aSeção 10

6.5.5 Configurações de etapas

Nesta página, Administradores podem adicionar e editar etapas.

Você pode escolher quais procedimentos adicionar a cada etapa, como triagem, anotações e/ou extração de dados. Se optar por ambos triagem e anotações, terá que decidir como combiná-los de acordo com as seguintes opções: Todos os estudos requerem triagem, mas as anotações são opcionais - Todos os estudos requerem anotações, mas triagens são opcionais - Todos os estudos requerem ambos triagem e anotações. [All studies require screening, but annotation is optional - All studies require annotation, but screening is optional - All studies require both screening and annotation].

6.5.5.1 Seleção de questões guia

Administradores podem selecionar quais das questões criadas na página de configurações de Questões guias serão adicionadas em cada etapa. Clique no botão ‘Edit project questions’ para ser redirecionado à página de questões guia.

7 Fazendo o upload de uma Busca Sistemática

7.1 Desduplicando sua busca sistemática

Se a sua busca por estudos foi feita usando múltiplas bases de dados, ela provavelmente contará com estudos duplicados. No momento, a SyRF não é capaz de fazer a desduplicação de estudos, portanto isto terá de ser feito antes de fazer o upload dos estudos na SyRF. Você pode desduplicar os estudos automaticamente usando a ferramenta de desduplicação da CAMARADES –CAMARADES deduplication tool

7.2 Fazendo o upload de arquivos

Os Administradores podem fazer upload de uma busca sistemática em seus projetos ao selecionar Systematic Searches nas configurações do projeto e clicando em “Upload New Systematic Search”.

As buscas sistemáticas podem ser carregadas nos formatos:

• EndNote XML

• Comma separated value (CSV)

No momento, a SyRF aceita arquivos EndNote Desktop XML. Arquivos EndNote Web XML não são suportados pela plataforma.

Fig_Upload_search

7.2.1 Usando EndNote (XML)

Sem decisões de triagem (upload de triagens não suportado)

1. Importe todas as referências a serem analisadas para o EndNote

2. Encontre os PDFs dos textos integrais selecionando todas as referências (Ctrl+A) e clique em References -> Find Full Text

3. Selecione (Ctrl+A) todas as referências e clique em File -> Export (OBS.: se não selecionar todas as referências, apenas a primeira da lista será exportada)

4. Altere o tipo de arquivo para XML

5. Nomeie e salve o seu arquivo XML, que então estará pronto para o upload na base de dados de triagem SyRF

7.2.Fazendo o upload de uma exportação do Zotero

Observe que você não pode utilizar a opção de exportação 'EndNote XML' no Zotero para carregar um arquivo EndNote para a SyRF. Se estiver usando o Zotero para controlar as suas referências de estudo, exporte como um arquivo CSV e siga as instruções de upload para CSV.

Estou tentando carregar um arquivo EndNote XML que foi criado importando de um local que não seja uma base de dados eletrônica

7.2.2 Planilhas (*.csv aceito)

É possível que inclua decisões de triagem

1. Você pode carregar as referências de estudo como uma busca sistemática a partir de uma planilha (ex. Documento Microsoft Excel)

2. O seu arquivo precisa ter os seguintes títulos no cabeçalho da coluna para que o upload funcione:

– Title (título)

– Authors (autores)

– Publication Name (nome da publicação)

– Alternate Name (nome alternativo)

– Abstract (resumo)

– Url

– Author Address (endereço do autor)

– Year (ano)

– DOI

– Reference Type (tipo de referência)

– Keywords (palavras-chave)

– PDF Relative Path

Aqui você encontra para download um modelo com os [títulos corretos do cabeçalho e exemplos de dados].

3. Mesmo que você não tenha as informações de todas as colunas especificadas, elas precisam estar no arquivo para garantir que o upload funcione. A SyRF aceita campos vazios para qualquer uma dessas variáveis.

4. Se você deseja fazer o upload de triagens já realizadas fora da plataforma SyRF junto com a lista dos estudos, devead icionar colunas separadas para cada usuário e o wizard da SyRF vai permitir que você selecione quais títulos das colunas no arquivo correspondem a cada membro.

5. As decisões tomadas na triagem devem ser representadas nas colunas com os valores de 1 para inclusão e 0 para exclusão.

6. O arquivo deve conter apenas as colunas citadas acima e colunas especificadas com as decisões das triagens. Se alguma coluna estiver faltando ou tiver sido adicionada (não específica para triagem) o upload irá falhar.

7. Os arquivos devem ser salvos como CSV - Comma delimited (*.csv). Isso pode ser feito no excel ao clicar em ‘Salvar como’.

save_csv

7.3 Fazendo o upload de PDFs na íntegra

Se você for precisar de PDFs com os textos na íntegra de cada um dos estudos em qualquer etapa do projeto SyRF, é importante que você já os tenha antes de fazer o upload do arquivo de busca.

Certifique-se de que no arquivo da busca sistemática que você carregou (planilha csv/tsv ou Endnote XML), a coluna “PDF Relative Path” contém links relativos (ou seja, relativo à raiz da pasta que nos enviou) para os seus PDFs para cada registro.

Você precisará nos contatar com o nome do seu projeto, uma pasta contendo os PDFs (enviada via Google Drive ou similar) e um arquivo CSV contendo o caminho para cada PDF e o título ou ID SyRF de cada estudo, para que possamos encontrar os PDFs correspondentes para cada estudo na SyRF.

Faremos o upload desses PDFs na base de dados da SyRF database e eles poderão ser visualizados durante a triagem.

7.3 Nomes dos arquivos em PDF

Evite usar caracteres inválidos (ex.: , < > : " \ / | ? *) nos nomes dos arquivos, já que isso pode causar problemas. Como padrão, softwares como o EndNote usam informações de autor e título para nomear arquivos, o que às vezes pode fazer com que caracteres inválidos sejam inseridos no nome do arquivo PDF. Você pode alterar o padrão de nomear PDFs de acordo com informações de outra coluna, tal como a de RecordID. Qualquer que seja a coluna com a qual escolher nomear os seus PDFs, os dados devem ser únicos.

Estou conduzindo um processo de triagem em duas etapas e preciso adicionar PDFs apenas para os estudos incluídos na triagem dos textos na íntegra

7.4 Visualizar estudos do projeto

Você pode visualizar os estudos que fazem parte do projeto clicando na aba ‘Studies’ e então em ‘All Studies’ no lado esquerdo do seu painel de navegação. Essa página irá mostrar todos os estudos que foram adicionados ao seu projeto.

7.5 Deletando buscas sistemáticas

Você consegue deletar uma busca sistemática na SyRF se precisar. Entretanto, esteja ciente de que se você usou a SyRF para conduzir triagens ou anotações dos estudos, ao deletar a busca sistemática você também estará deletando as informações das triagens e das anotações.

8 Etapas do Projeto

8.1 O que são as etapas?

As etapas são seções do seu projeto SyRF que têm o intuito de realizar procedimentos como triagem e anotações dos dados. É possível separar a realização de triagem e anotações em etapas diferentes, ou realizá-las na mesma etapa.

8.2 Adicione uma etapa

Você pode adicionar uma etapa através do lado esquerdo da barra de navegação do projeto, ou clicando em “add stage” na página de visão geral do projeto.

Fig_Add_stage

Após adicionar uma etapa, você pode incluí-la no projeto mudando as configurações para “Active” no canto direito do topo da página.

8.3 Etapa com triagem

Ao adicionar uma triagem a uma etapa, você pode analisar os estudos que carregou para a plataforma SyRF de acordo com os critérios de inclusão/exclusão descritos na criação do projeto. No momento, como os critérios de inclusão/exclusão são definidos a nível do projeto, só é possível fazer a triagem com base em apenas um conjunto de critérios.

8.4 Etapa com anotações

Uma etapa com anotações lhe permite selecionar dados de um estudo, de acordo com as questões pré-definidas no protocolo da revisão sistemática. A SyRF tem uma ferramenta de construção de perguntas para que você desenvolva as questões para o seu projeto.

Depois de ter desenvolvido todas as questões que irão guiar as anotações, é necessário que você especifique em qual etapa cada pergunta deve ser respondida. Isto pode ser feito antes de iniciar a triagem ou depois de finalizá-la.

Para adicionar perguntas a uma determinada etapa, acesse a seção ‘Stages’ na homepage do projeto e clique em ‘Enter Stage’, e em seguida em ‘Stage Desing’ para editá-la.

8.4.1 Extração de dados

Para extrair dados de gráficos nos estudos da sua revisão sistemática é necessário ativar a extração de dados em conjunto com as anotações naquela etapa.

8.5 Triagem e anotações na mesma etapa

Se você deseja conduzir triagem e anotações ao mesmo tempo, precisa ter essas duas funcionalidades ativas (por exemplo, mesmo que você já tenha conduzido a triagem em uma etapa diferente, pode ser interessante ter essa opção ativada no caso de haver necessidade de excluir algum estudo posteriormente depois de ter lido o texto na íntegra).

Você pode selecionar as questões que deseja incluir nesta etapa clicando na caixa (que fica ao lado das perguntas) daquelas que forem relevantes.

9 Triagem

9.1 Triagem usando SyRF

Você pode fazer a triagem dos estudos que fazem parte do seu projeto SyRF com relação aos critérios de inclusão/exclusão, definidos no protocolo da sua revisão sistemática e que foram especificados na criação do projeto, criando uma etapa de triagem na SyRF.

Ao iniciar a revisão em uma etapa com a função de triagem ativada, você verá na tela o título e o resumo de um estudo aleatório encontrado nas buscas sistemáticas que você carregou para a plataforma. Caso você também tenha feito o upload de PDFs, existe um botão que lhe permite a visualização dos mesmos.

Use os botões de incluir e excluir para registrar se um estudo atende ou não aos critérios de inclusão/exclusão. Caso você esteja incerto sobre um estudo e queira voltar a analisá-lo mais tarde, clique em ‘Next’ para pular o presente estudo e começar a analisar outro.

Fig_Screening

Assim que decidir por incluir ou excluir um estudo, ele será registrado como ‘completed’ pela SyRF e não será mostrado novamente para você. Caso acredite que tenha cometido um erro, clique no botão de voltar no seu navegador para retornar ao estudo anterior e conduzir a triagem novamente.

9.1.1 Estudos indisponíveis para triagem

Não serão mostrados para você os estudos que já foram suficientemente analisados por outros revisores do projeto. Ademais, você poderá ver quantos estudos já foram suficientemente analisados por outros revisores, marcados como ‘Unavailable’, na barra de progresso da tela de triagem. Informações sobre como configurar o número de revisores necessários para marcar um estudo como suficientemente analisado podem ser encontradas na próxima seção, ‘Número de Examinadores’.

9.2 Número de Revisores

Como padrão, a SyRF prevê que cada estudo seja analisado por dois revisores independentes, com eventuais discordâncias resolvidas por um terceiro revisor, o que significa que é necessário ter pelo menos três examinadores no projeto. A SyRF irá checar quais estudos apresentam discordâncias e eles automaticamente ficarão disponíveis a uma terceira pessoa.

Se você é um estudante conduzindo um projeto sozinho e não conta com outros Revisores, pode fazer alterações em Stage Settings para permitir uma única análise (triagem). Recomendamos que isso seja feito apenas em projetos conduzidos por estudantes, não em revisões sistemáticas com intenções de serem publicadas em revistas científicas.

Se você deseja resolver discordâncias manualmente, também pode acessar Stage Settings para fazer tal alteração. Observe que esta opção não é recomendada e você terá que contatar nossa Assistência (Help Desk) que irá lhe auxiliar a acessar seus dados para a resolução manual.

Meu projeto tem apenas dois examinadores, como posso visualizar as decisões feitas durantea triagem?Confira o FAQ

10 Questões guia para as anotações

No protocolo da sua revisão sistemática, você precisa especificar certas informações que deseja extrair de cada um dos estudos, por exemplo ‘Os animais foram randomizados para grupos experimentais?’ ou ‘Qual concentração de medicamento foi usada no tratamento?’. Na SyRF você consegue fazer anotações acerca dessas informações sobre os estudos analisados usando as questões guia.

Para criar questões guia a serem usadas em uma etapa do seu projeto, acesse 'Question design’ em ‘Project Settings’ no lado esquerdo da barra de navegação do projeto.

Fig_Question_design

10.1 Criando questões guia

10.1.1 Editando questões

No momento, as questões podem ser apenas adicionadas ou deletadas. Questões individuais não podem ser editadas e nem ter sua ordem alterada. Isso acontece, primordialmente, devido a estrutura da nossa base de dados, e uma ferramenta de edição será implementada em atualizações futuras.

10.2 Categorias das questões

As questões guia para anotações são separadas nas seguintes categorias dependendo de seu foco:

10.2.1 Questões a nível do estudo

Quaisquer questões que sejam relevantes ao estudo como um todo.

Ex: Os autores disponibilizam um protocolo do estudo que você consegue visualizar? (selecione Sim ou Não)

10.2.2 Questões sobre Indução do Modelo de Doença

Ao adicionar uma questão, você precisará selecionar se ela se refere aos Control animals (animais controle), Non-control animals (animais modelo), ou ambos.

10.2.2.1 Questões de control animals

Defina questões que são específicas para o grupo de controle.

Ex.: Os animais controle foram submetidos a uma cirurgia Sham? (selecione Sim ou Não)

10.2.2.2 Questões de non-control animals

Defina questões que são específicas para o grupo modelo.

Ex. Que tipo de cirurgia foi conduzida para induzir o modelo? (Lista suspensa com opções definidas)

10.2.2.3 Ambos

Defina questões que são relevantes para ambos animais controle e animais modelo (Model control e Model animals)

Ex.: Qual anestesia foi utilizada em ambas cirurgia modelo e cirurgia placebo? (Lista suspensa com opções definidas)

10.2.3 Questões do tratamento

Ao adicionar uma questão, você precisará selecionar se ela se refere aos Control animals (animais controle), Non-control animals (animais tratados), ou ambos.

10.2.3.1 Questões de control animals

Defina questões que são específicas ao tratamento controle.

Ex.: Qual o veículo dado aos animais controle? (Lista suspensa com opções definidas)

10.2.3.2 Questões de non-control animals

Defina questões que são específicas ao tratamento.

Ex.: Especifique a dose do medicamento do tratamento dado em mg/kg (Caixa de entrada decimal)

10.2.3.3 Ambos

Defina questões que são relevantes para ambos Treatment control e Treatment animals.

Ex.: Qual via de administração do medicamento é usada no experimento? (Lista suspensa com opções definidas)

10.2.4 Questões para a avaliação dos resultados

Defina questões pertinentes a cada procedimento de avaliação dos resultados dos estudos.

Ex.: Qual é o teste comportamental utilizado para medir o resultado? (Lista suspensa com opções definidas)

10.2.5 Questões a nível das coortes

Defina questões pertinentes a cada coorte (grupo experimental) dos estudos.

Ex.: De que sexo são os animais inclusos na coorte? (Lista com as opções masculino, feminino, ambos, desconhecido)

Tenho coortes com comorbidades e não sei como diferenciá-las.

10.2.6 Questões sobre os experimentos

Defina questões pertinentes a cada experimento dos estudos.

Ex.: Foi implementado um período de habituação? (selecione Sim ou Não)

10.3 Criando uma nova questão

Para adicionar uma questão, é só clicar no botão ‘+’ ao lado da categoria que você deseja incluí-la.

Ao adicionar uma questão, você pode inserir os seguintes detalhes:

Nome da questão

Uma descrição da questão, que será exibida juntamente com a questão na SyRF

Se a questão aceita apenas uma resposta ou múltiplas respostas

Se a questão é opcional ou obrigatória

O tipo de resposta que a questão aceita (ex. texto, valores inteiros, valores decimais)

O tipo de questão (ex. com lista suspensa, com caixas de verificação)

Fig_Question_dialogue

10.3.1 Tipos de questão

Existem 6 tipos de questão na SyRF:

• Lista suspensa (Dropdown lists)

• Lista suspensa com autocomplemento (Autocomplete lists)

• Botões de opções (Radio buttons)

• Lista de verificação (Checklists)

• Caixas de seleção (Check boxes)

• Caixa de diálogo (Input boxes)

Recomendamos que ao utilizar listas de verificação ou caixas de seleção, defina o status padrão da caixa de seleção para ‘indeterminate’.

10.3.2 Possibilidade de respostas múltiplas

Se você optar por permitir respostas múltiplas, precisará decidir se quer que elas sejam separadas em anotações diferentes. Isto refere-se à forma como os dados serão apresentados no arquivo dos dados de saída.

Optar por separar respostas múltiplas em diferentes anotações significa que, no arquivo de saída, as respostas ficarão em linhas diferentes. Optar por não separá-las significa que elas irão aparecer na mesma linha, separadas por um sinal de ponto e vírgula (;).

Se houver perguntas aninhadas, é possível que seja melhor optar por separar as respostas em anotações diferentes, já que assim a hierarquia das respostas condicionadas será apresentada corretamente no arquivo de saída. Por exemplo, em uma questão sobre a avaliação dos resultados (outcome assessment), tal como ‘Quais foram os testes comportamentais utilizados?’, respostas múltiplas seriam permitidas e você poderia optar por separá-las em anotações diferentes, pois isso permitiria seguir com mais questões relacionadas a um teste comportamental específico.

10.3.3 Perguntas aninhadas e perguntas condicionais

As perguntas podem estar aninhadas para permitir que exista uma hierarquia de informações condicionais (isto é, as perguntas serão ativadas dependendo das respostas de perguntas anteriores).

Para cada pergunta você pode optar por adicionar perguntas relacionadas, onde as respostas estarão condicionadas à resposta da pergunta anterior.

Ex.: “Que tipo de modelo foi utilizado?” (Lista suspensa com as opções: Farmacológico ou Cirúrgico)

Você pode, então, adicionar uma pergunta relacionada selecionando “Add Related” (Adicionar relacionada), e no formulário “conditionally display based on parent question” (exibição condicional com base na pergunta inicial).

Ex.: “Que medicamento foi utilizado?” (Lista suspensa com opções de diferentes drogas)

Você pode, então, fazer mais perguntas relacionadas, clicando nesta pergunta e selecionando 'Add Related’ (Adicionar relacionada), perguntando para cada droga selecionada: "Qual é a dose e a via de administração?". Se for selecionado Cirúrgico, as seguintes perguntas relacionadas podem ser feitas: "Qual foi a anestesia utilizada?" ou "Qual foi o local da lesão?".

Essas perguntas serão aninhadas sob a pergunta anterior.

10.4 Adicionando questões às etapas

Assim que suas questões estiverem prontas, para permitir que elas sejam mostradas para os Revisores, você precisa adicioná-las à etapa de anotações clicando em ‘Stage Settings’ e então no nome da etapa que você quer adicionar a pergunta, então selecionando as perguntas a serem adicionadas.

11. Sobre

11.1 CAMARADES

Desde 2005, o grupo Abordagem Colaborativa à Meta-análise e Revisão de Dados de Animais de Estudos ExperimentaisCollaborative Approach to Meta-Analysis and Review of Animal Data from Experimental Studies(CAMARADES) vem fornecendo treinamento e mentoria àqueles que desejam conduzir revisões sistemáticas e meta-análises de dados de estudos pré-clínicos.

11.2 SyRF

A Plataforma de Revisão Sistemática [ Systematic Review Facility (SyRF)] foi desenvolvida pelo grupo CAMARADES com financiamento inicial do Centro Nacional do Reino Unido para a Substituição, Refinamento e Redução de Animais em Pesquisa (NC3Rs) [UK National Centre for the Replacement, Refinement and Reduction of Animals in Research] para apoiar a aplicação de técnicas de síntese de evidências em pesquisas pré-clínicas. SyRF é uma plataforma on-line e gratuita para extrair e armazenar dados para revisões sistemáticas de estudos pré-clínicos e fornece recursos educativos e orientação sobre revisões sistemáticas pré-clínicas. A SyRF permite os pesquisadores a colaborar facilmente, gerir os projetos eficientemente, fazer triagens e anotações de estudos para encontrar características importantes, extrair dados de resultados, e adaptar estas etapas a cada projeto. A SyRF foi lançada com recursos mínimos e é necessário um desenvolvimento contínuo para acrescentar funcionalidades orientadas pela procura e feedback do usuário. Qualquer feedback é bem-vindo.

11.3 Como citar a SyRF?

Se você usou a SyRF em qualquer ponto da sua revisão sistemática e meta-análise, por favor cite o nosso artigo de acesso aberto descrevendo as ferramentas da SyRF e o identificador de recursos (RRID):SCR_018907.

Isto nos permite controlar o uso da SyRF e provar a utilidade da plataforma para os financiadores, o que possibilita com que continuemos a fornecer o software da SyRF livre de custos ao usuário.

Bahor Z, Liao J, Currie G, et al. Development and uptake of an online systematic review platform: the early years of the CAMARADES Systematic Review Facility (SyRF). BMJ Open Science 2021;5:e100103. doi:10.1136/bmjos-2020-100103

Identificador de recursos (Resource Identifier - RRID): SCR_018907

11.4 Apoiadores

11.5 Contato

Se você tiver dúvidas sobre os recursos, quiser fazer uma pergunta específica ou contribuir para o texto, entre em contato conosco aqui

FAQ

Se você tem dúvidas relacionadas à SyRF que não são abordadas neste guia do usuário, visite a nossa página de perguntas frequentes (FAQ) no site da SyRF.

Encontre as FAQs aqui

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